No dia 28 de agosto, em São Paulo, a Zopone participou do leilão de lotes para Concessão de Transmissão de Energia da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e mesmo diante de nove ofertas de gigantes do ramo, como a Cteep, a Energisa, a State Grid (chinesa) e a Sterlite Power Grid (indiana), arrematou o lote 2. A conquista marca nossos 30 anos de empresa e a expansão no concorrido segmento de Transmissão de Energia Elétrica, que iniciamos em 2016 com a aquisição da Concessão da Subestação de Água Azul.
O empreendimento está localizado em Macaé e Rio das Ostras, no Estado do Rio de Janeiro. A implantação é necessária para o atendimento às cargas e escoamento de Energia da Região de Campos, que apresenta alto desenvolvimento na área de Energia, principalmente na geração devido à exploração de óleo e gás da Bacia de Campos, que favorecem a implantação de termoelétricas.
O Lote 2 é composto por uma linha de transmissão de 345 kV entre Macaé e Lagos em Circuito duplo com 16 quilômetros de extensão, além de uma subestação de 345/138 kV - 1200 MVA e um trecho de seccionamento de 5 quilômetros de 345 kV da Linha de Transmissão Comperj/ Macaé.
Segundo Fernando Brosco, comercial da Zopone, “a conquista da concessão na região de Campos não está limitada apenas à implantação e operação do empreendimento do lote 2. Há uma sinergia de outros empreendimentos que poderemos participar na região, devido as interligações que a subestação proporciona”.
O Contrato de Concessão (com duração e 30 anos) foi assinado no dia 21 de setembro de 2018, na presença do Presidente da República, Michel Temer, o Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e o Diretor da ANEEL, André Pepitone da Nóbrega. O início da construção está previsto para março de 2020, após a liberação das Licenças Ambientais. A conclusão e entrada em operação devem ocorrer em setembro de 2021.